segunda-feira, 31 de março de 2008

Mais do mesmo – que se lixem os alunos!


A Plataforma que reúne os sindicatos dos professores entregou hoje no Ministério da Educação um abaixo-assinado com 20 mil assinaturas a exigir a suspensão do processo de avaliação até final do ano lectivo. Após a entrega do documento, a Plataforma anunciou novos protestos em Abril e Maio.


In Público em 31.03.08

A Plataforma de professores escolheu o dia de hoje, coincidente mente o que corresponde ao início das aulas para o terceiro período, para anunciar o que já se sabia e adivinhava, mais contestação e mais do mesmo, isto é, vamos continuar a assistir a um quadro de desorganização e atritos públicos.
Já todo o Portugal sabe que esta classe profissional teme a avaliação, pior, odeiam ser avaliados, hum!
Estou em crer que nunca uma classe profissional se insurgiu desta forma face à avaliação, o que não deixa de ser absolutamente estranho e preocupante ou não fossem estes os senhores professores que diariamente (quando não faltam!) preparam as futuras gerações.
Quando a Plataforma dos professores (ou será mista com o PCP?) diz que só aceita a avaliação no próximo ano lectivo (em ano de eleições – autárquicas, legislativas e europeias) está a dizer que nunca aceitará a avaliação.
O que não deixa de ser estranho é que não se insurjam mais pais e encarregados de educação, face aos aos senhores professores e sua subsequente estrutura de contestação, a tal da plataforma, uma vez que, tratando-se Portugal de uma nação pobre e sem os volumosos orçamentos de outros países, continuamos a ser dos que mais euros investimos/desperdiçamos na educação, sem que se retirem os devidos e fundamentais dividendos para o País.
Todos nós somos avaliados nas nossas profissões, na nossa vida, acrescente-se aliás, que vivemos numa sociedade que avalia permanentemente.

Câmara de Comuns – A VISITAR E VOLTAR


É já amanhã, dia 1 de Abril (e não é mentira) que a blogosfera conhece um novo projecto, o Câmara de Comuns, que vai contar com um alargado painel proveniente de vários círculos políticos. Atendendo à qualidade das pessoas, (alguns são dos meus melhores amigos) acredito que em pouco tempo será uma referência. Aguardo a pluralidade e aplaudo sobretudo a iniciativa. Estendo à equipa votos de alargados sucessos.

domingo, 30 de março de 2008

Jean Nouvel vence o Pritzker


O arquitecto francês Jean Nouvel de 62 anos, responsável por grandes obras em todo o mundo, como a Torre Agbar em Barcelona ou pelo projecto para Lisboa, na zona de Alcântara onde idealizou a construção de três quarteirões com habitação, escritórios e oficinas artesanais, foi hoje galardoado com o prémio Pritzker, o equivalente ao Nobel da arquitectura.
Jean Nouvel tem sido um arquitecto que tem exercido o seu percurso de forma corajosa, procurando sempre encontrar novas formas, ideias e percursos na arquitectura, espelhando sempre uma notável experimentação criativa.
Também o arquitecto português Siza Vieira já foi reconhecido com este galardão em 1992.

Os cubanos e os telemóveis em breve vão passar a relacionar-se


Eis que chegou a Cuba a possibilidade de os cubanos utilizarem livremente um telemóvel, um direito que era até hoje exclusivo dos funcionários governamentais e dos turistas. É um pequeno passo, mas que poderá acrescentar futuras e necessárias reformas neste País. A comunidade internacional deve estar de igual forma disposta a acompanhar e apoiar uma possível abertura democrática no país de Castro.
A oportunidade parece estar criada!

Uma grande vitória para a Europa


"Conseguimos um acordo e estou convencido que será aceite pelo Parlamento", afirmou Tusk em declarações à imprensa.
O liberal Donald Tusk, primeiro-ministro polaco, anunciou hoje que vai submeter na próxima terça-feira a ratificação do Tratado de Lisboa no Parlamento, após ter conseguido ontem um acordo com o presidente conservador Lech Kaczynski. "Conseguimos um acordo e estou convencido que será aceite pelo Parlamento", afirmou Tusk em declarações à imprensa.
Este acordo era fundamental para a aprovação, uma vez que os votos do partido Direito e Justiça (PiS) dos Kaczynski são necessários para ser atingida a maioria de dois terços necessários para a ratificação do Tratado.
A Europa tem agora mais condições para sorrir!

Um pequeno gesto que pode fazer a diferença

De Sydney, na Austrália, a São Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos, mais de 20 grandes cidades, entre as 20h00 e as 21h00 puseram às escuras os seus famosos monumentos, mas foram também milhões de pessoas que se associaram a esta iniciativa, que há um ano, ficou apenas restrito à cidade de Sidney.
A organização foi mais uma vez da responsabilidade do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), que tenta alertar as pessoas para as emissões de carbono e sobretudo sensibilizá-las para uma mudança maior, a da gestão regular do uso da energia.
As novas gerações têm de ser e muito sensibilizadas e sobretudo educadas com base em novos hábitos.

Os resultados que a oposição e CGTP teimam em não ver…


"Olhando para as despesas com pessoal, comparando o nível de despesa com pessoal em 2005 com o nível de despesa em 2007, no conjunto de toda a administração pública, nós reduzimos em termos nominais as despesas de pessoal em números redondos em 500 milhões de euros nestes dois anos", revelou Fernando Teixeira dos Santos em entrevista à TSF e ao “Diário de Notícias”.

Teixeira dos Santos in DN, em 30.03.08

A reforma da administração pública introduziu critérios elementares e necessários a qualquer organização. A reforma que mereceu sempre a mais veemente crítica dos partidos da oposição e da CGTP, trouxe a par de uma efectiva redução de custos que quase atingiu os 500 milhões de euros, novas e boas práticas à estrutura pública, assentando o novo quadro numa gestão feita com base em objectivos, avaliação de desempenho na base do cumprimento desses objectivos e de políticas remuneratórias que terão em conta o desempenho.
Os funcionários que perseguem a melhor prestação, encontram nestas mudanças um caminho e um reconhecimento justo, em contraponto com o passado onde a antiguidade era factor de progressão. Ganham igualmente os utentes, serviços mais qualificados.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Governo reduz IVA de 21 para 20 por cento


O primeiro-ministro anunciou, esta quarta-feira, a redução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) de 21 para 20 por cento. A medida vai entrar em vigor a 1 de Julho. José Sócrates afirmou também que vai rever em baixa o défice público para 2008, descendo dos 2,4 por cento no Orçamento do Estado deste ano para 2,2 por cento.
In TSF em 26.03.08


Estão de parabéns o Governo e os portugueses que responderam ao esforço de consolidação orçamental e que resulta agora na redução do IVA de 21% para 20%. É apenas 1% diz a claque da oposição, pois é, mas não fazem por certo as contas do impacto que este mínimo ponto percentual produz nas pequenas empresas e nas famílias portuguesas. Esquecem-se ainda que ao longo destes três anos fomos capazes de reduzir o défice abaixo dos 3%, não deixando de potenciar um conjunto de vastas reformas que procuram colocar Portugal na senda do verdadeiro desenvolvimento.

À incoerência propagandista que abunda no PSD, responde o governo e o PS com determinação, liderança e sobretudo com confiança num futuro mais solidário, mercê, do esforço de hoje.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Reuniu a Concelhia

Decorreu hoje a I-ª reunião da Comissão Política Concelhia de Lisboa, de que retiro dois registos e ambos positivos, a saber: a enorme participação e a vontade de juntos contruírmos um percurso de vitórias para as difíceis eleições em que estaremos envolvidos em 2009. Vamos ganhar 2009, por Lisboa, por Portugal e por uma Europa, mantendo o quadro de identidades e especificidades de cada militante.

domingo, 16 de março de 2008

O Comício do Porto e o respeito pela reunião

É de facto extraordinária a noção de liberdade de expressão e manifestação que certos senhores e são quase sempre os mesmos de há trinta anos a esta parte, têm relativamente ao respeito de permitir que outras organizações, corporações, para o caso um partido, o PS, também têm de se reunir. Refiro-me objectivamente ao Comício agendado pelo Partido Socialista, para o dia 15 de Março, na cidade do Porto, onde esteve presente o secretário-geral e primeiro-ministro José Sócrates, para debater com o partido a acção política e de Governo exercida nos últimos três anos.
Alguns analistas encarregaram-se logo de propagandear que se tratava de uma contra-manifestação socialista à manifestação dos professores ocorrida no passado dia 8 de Março, esquecendo-se que é normal em democracia que se reúnam pessoas e que para o caso trata-se evidentemente de assinalar a marca de três anos de governação política, caso raro nos últimos anos em Portugal. O que eu ainda não ouvi da boca dos quase sempre expeditos comentadores foi uma palavra, uma crítica para a única contra-manifestação agendada, a dos senhores professores, que está agendada para o mesmo dia, hora e local onde se vão reunir democraticamente os militantes socialistas.
Estes comportamentos são arrivistas e perigosos e merecem ser denunciados publicamente, merecem igualmente a nossa mais veemente crítica porque atentam contra a liberdade de reunião. Estes senhores não entendem que outros podem e pensam de forma diferente e que esta pequena singularidade faz a diferença entre um regime democrático e outros regimes.
Se isto se passasse de forma contrária não faltariam juízes e sentenças a declararem a intolerância democrática…um filme já visto e revisto.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Stacey Kent

14 de Março no CCB – a não perder




É uma das mais fantásticas vozes do Jazz e vai certamente surpreender-nos com temas de Vinicius de Moraes/Baden Powell ("Samba Saravah"), Jay Livingston/Ray Evans ("Never Let me Go". Quem não puder estar presente em Lisboa pode sempre ir no dia 11 de Março à Casa da Música no Porto, no dia 12 de Março no Teatro Micaelense e no dia 15 de Março no Cine-Teatro de Alcobaça. Até lá, recomendo mesmo que adquiram o último álbum "Breakfast on The Morning Tram.

Comício Partido Socialista

É já este Sábado que se realiza o Comício de análise de três anos do nosso PS no Governo. Eu vou lá estar solidário com o esforço do nosso secretário-geral e porque acredito no ímpeto reformador da nossa equipa socialista.
Depois do Comício, ainda vou a tempo de ir ao Capa Negra II deliciar-me com uma francesinha e um fino!

Baixa Pombalina - Como está é que não!

De cada vez que alguém pretende fazer algo, logo se agitam grupos de críticos contrapondo que o caminho é errado, que os instrumentos mais eficazes não são estes, etc…é sempre a mesma cantilena.
Parece-me unânime que a Baixa Pombalina não pode manter-se amorfa, estagnada e sem afirmação própria. Esta área específica da cidade precisa urgentemente de emergir no capítulo urbano de Lisboa, como também precisa de ganhar vida para intervir socialmente na cidade. Por último, lembrar aos mais distraídos que uma intervenção de fundo nesta mancha de 44 hectares, pode e vai prestar um forte impulso económico a Lisboa, ao Município e ao País.
Aguardo com a melhor expectativa a operacionalidade do Plano de Pormenor defendido pelo vereador e arquitecto Manuel Salgado, bem como, pelo presidente António Costa, que souberam ler inteligentemente a urgência de reabilitação desta zona e que entenderam e bem avançar afirmativamente.
Aos costumeiros comentadores destas ocasiões, fica a nota em rodapé de que a CML propõe suspender o PDM, mas simultaneamente vai envolver em parceria o IGESPAR, a par de uma equipa de técnicos externos credíveis composta pela historiadora Raquel Henriques da Silva, o geólogo Gabriel de Almeida, o arquitecto Flávio Lopes e a arqueóloga Alexandra Gaspar.
Mãos à obra!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Estou nesta corrida para comandar
Teste do Mississipi
Hoje decorrem as eleições no Mississipi e em causa está a eleição de 33 delegados, isto numa altura em que a candidatura da Sra. Clinton, oferece a vice-presidência ao candidato Barack Obama que está à sua frente e que se prepara para vencer também hoje no Mississipi.

Aqui segue a resposta do candidato Obama a esta pequena provocação. “Não sou candidato a vice-presidente. Sou candidato a Presidente dos Estados Unidos da América. Estou nesta corrida para comandar”.
Forte de Santa Apolónia
Será que é desta ?
Hoje noticiava o Diário de Notícias, que a vereadora alfacinha Helena Roseta, defende que o município deve "através do pelouro da Reabilitação Urbana, iniciar os procedimentos necessários à constituição de uma "task force;", da qual façam parte elementos da autarquia dos pelouros da Acção Social, Cultura e Espaços Verdes e Reabilitação Urbana e representantes do IGESPAR, da Associação dos Amigos dos Castelos, da equipa do Projecto Agenda Local XXI da Quercus, da Associação Lisboa Verde e da Freguesia de S. João com a missão de reabilitar aquele monumento.

Por mais estranho que possa porventura parecer, este monumento seiscentista tem no seu interior um edifício de habitação, com 12 pisos acima do solo.

Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Santa_Apol%C3%B3nia , pode-se ler:
Integrante da cintura defensiva seiscentista de Lisboa, acredita-se que a sua edificação remonte à época da [[Guerra da Restauração]], entre [[1652]] e [[1668]], e que jamais tenha sido concluído.

Em época indeterminada, a perda de sua função defensiva fez com que o imóvel do antigo forte fosse integrado aos terrenos da ''Quinta do Manique'', que pertenceu inicialmente ao [[visconde de Manique]] (que lhe fez acrescentar dois portões seiscentistas em [[cantaria]]), e, posteriormente, aos [[conde de São Vicentecondes de São Vicente]].

Em [[1945]], os remanescentes do '''Forte de Santa Apolónia''' eram propriedade da firma ''George & H. Hall, Lda''.

O conjunto encontra-se classificado como [[Imóvel de Interesse Público]] por Decreto de [[6 de Março]] de [[1996]]. Aguarda, entretanto, a implementação de um projeto de preservação e recuperação encomendado, à época, pela Câmara Municipal de Lisboa, à [[Associação dos Amigos dos Castelos]].

O plano prevê a recuperação da [[muralha]] e de duas [[guarita]]s, a escavação do terreno para retirada do [[entulho]] e uma intervenção paisagística de forma a preservar o [[baluarte]], transformando-o num espaço verde onde se possa desfrutar a paisagem priveligiada do Tejo. Complementarmente, o projeto sugeriu a criação de um parque infantil, de uma cafetaria, além do aproveitamento de uma das três caves do edifício Concorde, um prédio de habitação de 12 pavimentos construído no interior da fortificação – sem licença de habitação – para instalação de um equipamento, por exemplo uma [[biblioteca]]. O custo estimado dessa intervenção é da ordem de um milhão e quinhentos mil euros.
Ainda sobre os senhores professores!
"A única forma que conheço de avaliação de um serviço é termos a liberdade de o trocar por outro. O critério da escolha das famílias é o único processo de se poder avaliar o trabalho duma escola e dos seus professores".

Helena Matos, PÚBLICO, 11-03-2008

segunda-feira, 10 de março de 2008

Mensagem aos camaradas de Lisboa

Em primeiro lugar quero felicitar a candidatura do Miguel Coelho pela vitória obtida nas eleições para a Comissão Politica Concelhia de Lisboa, pode contar com a participação activa, atenta e leal de todos os 23 comissários politicos concelhios eleitos pela Lista B.

Quero agradecer a todos os candidatos e colaboradores que se empenharam tão afincadamente neste projecto, a minha mais profunda gratidão pela honra que me deram ao participar de forma tão intensa, tão sentida e tão motivada nesta candidatura.
Realmente uma militancia activa, real e apaixonada é possivel.

Conseguimos que o militante fosse o centro da atenção ao fim de 12 anos.

Conseguimos que a questão do apoio e ligação a todos os autarcas eleitos, especialmente dos executivos socialistas das freguesias de Lisboa mas não só, fosse tema de debate.

Conseguimos trazer mais jovens para o debate politico ao nível do PS Lisboa.

Conseguimos trazer mais militantes, séniores, veteranos de muitos combates, consagrados mesmo,já afastados e desiludidos, para o debate politico ao nivel do PS Lisboa.

Um palavra especial para todos os que nos acompanharam nesta caminhada, o futuro é já amanha.

Uma palavra sentida e honesta para todos os que sentiram o apelo e a chama da verdadeira militancia reacender, têem o meu número de telemóvel e o meu endereço de email, contactem-me, transmitam-me as vossas opiniões e criticas e avaliem a qualquer momento o comportamento, a postura e o desempenho dos nossos 23 comissários concelhios.

Uma ultima palavra para todos os socialistas de Lisboa, com o PS na Câmara Municipal, Lisboa está a mudar no caminho do Rigor, connosco o PS Lisboa vai crescer cada vez mais, com mais Rigor, com mais Vontade, com mais Energia, com mais Determinação e com mais Verdade.

Um abraço fraterno e amigo, e um até já

Miguel Teixeira
Adicionar ao meu Technorati