domingo, 25 de maio de 2008

Faz capa no Público

Crise obriga portugueses a virarem-se para marcas próprias
25.05.2008, Ana Rita Faria in Público

Lojas discount e produtos brancos ganham espaço no orçamento mensal dos consumidores confrontados com a alta de preços
Com a inflação a aumentar e os salários a manterem-se no mesmo ponto, os portugueses sentem cada vez menos dinheiro no bolso. A agravar o cenário, os preços dos produtos alimentares disparam a cada dia que passa e tornam cada vez mais pesados os custos com a alimentação. Solução? A procura de alternativas mais económicas. O segmento das lojas discount (como o Lidl, Minipreço, Plus ou Netto) e as marcas próprias das grandes cadeias estão a ser alguns dos beneficiários com esta mudança dos hábitos de consumo.

Mais em: http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D10101%26sid%3D13224997%26id%3D13224997

Se atendermos a que Portugal foi apontado há três dias em Bruxelas, como o Estado-membro com maior disparidade na repartição dos rendimentos, ultrapassando mesmo os Estados Unidos nos indicadores de desigualdade, não deixa de criar consternação.

O dia de hoje em várias épocas > 25 de Maio

Slobodan Milosevic

> Sabia que:

No dia 25 de maio de 1993, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a constituição de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra para julgar o ex-presidente da antiga Jugoslávia, Slobodan Milosevic (foto). O líder sérvio foi responsabilizado pelo assassinato de milhares de civis albaneses em Kosovo e também pelo genocídio na Bósnia e na Croácia.


1498 - Em Florença, é enforcado o monge dominicano Jeronimo Savanarola, considerado precursor da reforma religiosa.
1660 - A Inglaterra restaura a monarquia e entrega o trono a Carlos II, onze anos após aa execução de seu pai, Carlos I.
1773 - Extinção, em Portugal, da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos.
1810 - Proclamação em Buenos Aires da independência da Argentina.

1815 - Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria, irritadas com a volta de Napoleão Bonaparte da ilha de Elba, o declaram inimigo do mundo.
1883 - Por sugestão de Bismarck, institui-se na Alemanha o seguro de saúde, avanço social sem precedentes no mundo.
1905 - Primeiro vôo europeu com um aparelho movido por motor, realizado pelo capitão francês Ferber, perto de Paris.
1914 - A Irlanda obtém um estatuto de autonomia limitada.
1926 - Nasce Miles Davis, músico e trompetista.
1933 - É firmando em Genebra o acordo que põe fim ao conflito armado entre Colômbia e Peru, surgido em fevereiro do mesmo ano por disputa de fronteiras.
1947 - O Senado norte-americano aprova a Ata Nacional de Segurança, através da qual é criada a CIA.
1989 - Sessão constituinte do Congresso de Deputados do Povo, novo Parlamento soviético, que confirma Mijail Gorbachov como presidente.
1993 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra na antiga Iugoslávia.
2000 - O Exército chinês começa a eliminar os nomes britânicos dos prédios militares em Hong Kong.
2001 - Os cinco países da ex-Iugoslávia fazem um acordo em Viena para repartir o patrimônio comum.

sábado, 24 de maio de 2008

Descubra o que está errado


Hoje sinto o mundo à procura de um caminho...


O PSD esclarece claramente a sua perspectiva do Serviço Nacional de Saúde


73% dos novos hospitais privados estão no litoral norte
Desde 2006 abriram seis. Mais 16 estão a caminho
O mapa da hospitalização privada em Portugal está em acelerada transformação, com a abertura de unidades hospitalares a crescer a um ritmo superior a 10% ao ano. Mas a distribuição geográfica das novas unidades reproduz as assimetrias regionais do sistema de saúde. Dos 22 hospitais privados que abriram desde 2006 ou estão em curso ou planeamento até 2009, 73% situam-se no litoral a norte do Mondego.
Naquele universo de projectos há quatro unidades na Grande Lisboa, duas no Algarve, e apenas duas no interior, em Chaves e em Mirandela, não existindo qualquer iniciativa programada para o Alentejo. Foi também na região Norte que, até agora, mais urgências hospitalares do sistema público foram encerradas.
CARLA AGUIAR in www.dn.sapo.pt 24MAIO08

Ontem dois dos candidatos a presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite, expressaram-se claramente a favor do desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde.
A este ritmo e com este ímpeto, não admira que dentro de pouco tempo se desenhem novos ataques às políticas do Governo para a saúde, de forma a afirmar estes designados projectos privados que só serão sustentáveis se viverem à sombra… do erário público, entenda-se.

O dia de hoje em várias épocas


> Sabia que:

Em 24 de Maio de 1844, Samuel Morse emite a primeira mensagem telegráfica, enviada de Washington a Baltimore e que em 1872, o continente americano já era cruzado por mais de 300 mil quilómetros de linhas.
1543
- Morre Nicolás Copérnico, astrônomo polonês.
1900 - O Reino Unido anexou o Estado Livre de Orange, na África do Sul.
1960 - Efectuo-se o lançamento do Midas I, satélite norte-americano destinado a detectar os mísseis intercontinentais.
1933 - O Reichstag concede alargados poderes a Hitler por quatro anos, nos quais ele aproveita para governar a Alemanha a seu modo.
1960 - Lançamento do satélite Midas I, destinado a detectar os mísseis intercontinentais.
1993 - A Eritréia declara formalmente sua independência, tornando-se o quinqüagésimo segundo Estado livre do continente africano.
1996 - Morre Alexander Langsdorf, físico norte-americano e um dos criadores da bomba atómica.
2001 - Encontrado na China um pequeno fóssil do mais antigo parente dos mamíferos.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

No ocanhoto.blogspot.com

"É só despudor e insensibilidade social? "
É só despudor e insensibilidade social? Li, há dias, que um banqueiro terá dito, em resposta às preocupações dos ministros europeus quanto aos rendimentos faraónicos de alguns dirigentes empresariais, que aquelas preocupações seriam manifestações de política rasteira.Li, hoje, que o Presidente da Associação Nacional de Municípios entende que é no custo original da água ou na redução dos impostos que se deve procurar a solução para não aumentar o custo desta para os consumidores e que estará fora causa a supressão da taxa de disponibilidade que estará para ser criada pelas autarquias.Li, também hoje, que o Presidente da Galp sustenta que, para baixar os preços dos combustíveis a única solução é reduzir os impostos.Vejamos, portanto, alguns factos, para fundamentar duas preguntas.

mais em > http://ocanhoto.blogspot.com/2008/05/s-despudor-e-insensibilidade-social.html

Hoje estou surrealista


de Max Ernst



Sexta à Noite = Circo de “feras”


É já esta noite, que os portugueses poderão refastelar-se caseiramente, de frente para a televisão, no canal 4-TVI, no Jornal Nacional e assistir à 2.ª série de intensos combates em terras do PPD/PSD. Esta é a série dos 5 e eu vou repetir os protagonistas. Nos papéis principais Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes e como artífices Mário Patinha Antão e António Neto da Silva

> EXPO 98 - 10 ANOS PASSARAM NUMA BOA MEMÓRIA QUE SE PERPETUA





Dez anos passaram sobre a última exposição internacional decorrida no passado século XX. Foi uma "exposição especializada" no tema específico "Os Oceanos, Um Património para o Futuro", e nela não foi cobrada qualquer renda pelos pavilhões que a Organização da Exposição construiu para acolher as mostras expositivas dos Participantes Oficiais. A EXPO'98 integra-se numa riquíssima tradição de exposições internacionais, cujo início é comummente identificado com a Exposição de Londres de 1851.
Mas a Expo 98 significou também o mudar da face da zona oriental de Lisboa, urbanizando-se uma área de 340 Ha, num total de 5 Km de frente ribeirinha Tejo.

A EXPO'98 permitiu uma requalificação urbanística e ambiental, a par de modernização e internacionalização da cidade de Lisboa.

Por último, ficou o imenso sentimento de orgulho nacional numa organização sem precedentes que consagrou Portugal no plano das grandes organizações internacionais.


Fogo-de-artifício em Nova Iorque


Houve fogo-de-artifício perto da Ponte de Brooklin, em Nova Iorque, durante os festejos dos seu 125º aniversário. Este ano celebra-se o 125º aniversário da construção desta ponte sobre o East River, que liga a ilha de Manhattan a Brooklin.


Foto: Lucas Jackson/Reuters

Um grande momento da democracia


Um grande momento da democracia está prestes a ser consagrado. As instalações da antiga cadeia do Aljube, em Lisboa, devem ser reconvertidas na sede de um Museu da Liberdade e da Resistência - centro de uma rede museológica que reunirá edifícios historicamente ligados ao combate à ditadura, segundo a petição que foi discutida em plenário em Março de 2007, e posteriormente retomada pelo deputado socialista Marques Júnior. Após vários meses de negociações com todos os partidos, o documento final, consensual (o PCP tinha um projecto próprio, que deverá agora retirar) foi entregue quarta-feira na mesa da Assembleia da República.
Merece o maior destaque ainda o facto de este ser um projecto assinado por todos os partidos com assento parlamentar, que recomenda ao Governo várias medidas no sentido de preservar a memória da resistência à ditadura e do combate pela democracia. "É chegado o momento de tomar medidas efectivas", refere o documento, sublinhando que esta é uma "obrigação política do Estado e dos órgãos eleitos no âmbito do regime político legitimado pela revolução de 25 de Abril de 1974".
O movimento “NÃO APAGUEM A MEMÓRIA” que eu integro, iniciou uma petição junto dos cidadãos, por ocasião da transformação da antiga sede da PIDE, num condomínio de luxo e soube fazer vingar a memória, provando que os cidadãos quando organizados podem e obtêm sucesso
.

As acusações caluniosas a Mário Soares e João Soares pelo Jornal de Angola


1- A Secção de Alvalade do P.S. vem expressar o seu protesto pelas recentes afirmações caluniosas proferidas pelo Jornal de Angola contra Mário Soares e João Soares e a propósito das declarações de Bob Geldof, em Lisboa. A nossa iniciativa baseia-se na nossa profunda admiração e respeito por Mário Soares, e também por João Soares, não só como figuras nacionais, mas também como membros da nossa Secção.
2- Mário Soares continua a ser um grande interventor na vida política portuguesa, mas também a nível internacional, criticando políticas, ideias e projectos mas sempre com grande dignidade e sem ofender e caluniar pessoas.
3- O Jornal de Angola, no passado dia 7 do mês corrente, defendeu-se da crítica violenta proferida por Bob Geldof, a 6 deste mês numa reunião em Lisboa promovida pelo Banco Espírito Santo, atacando Mário Soares e João Soares acusando-os de estarem envolvidos em transacções ilegais não provadas.
4- O Secretariado da Secção de Alvalade do P.S. vem manifestar o seu protesto pela atitude do Jornal de Angola e expressar a sua solidariedade com Mário Soares e João Soares.

retirada do PS-ALVALADE em www.psalvalade.org

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Impressionante o menino e a leveza na expressão

De tropeção em tropeção assim vai o pugilato no ringue do PSD. Hoje o “menino guerreiro” que foi à Madeira receber a bênção do carnavalesco e patético Jardim, entendeu trazer a lume mais uma espantosa afirmação ao dizer que "em 2005 [Manuela Ferreira Leite e outros notáveis] puseram do lado daquilo a que se pode chamar um verdadeiro golpe de Estado constitucional (...) e em vez de defenderem os interesses do partido puseram-se a abrir caminho para o que Jorge Sampaio nos fazia", disse.
Um verdadeiro festival de incontinência verbal acrescente-se. Das bandas laranjas vem tudo menos estabilidade e o País também sabe disso.

Lembrar Francisco Lucas Pires


Dez anos passaram sobre o falecimento de Lucas Pires. Apesar de representar uma visão de sociedade oposta à que eu entendo como necessária, reconheço a envergadura, capacidade e qualidades.

Tive acesso a este blog em http://franciscolucaspires.blogspot.com/ onde estão a ser colocados textos de autoria de Lucas Pires.

Estreia hoje mais uma espectacular película com Indiana Jones


Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


Em plena Guerra Fria, Indiana Jones escapa por um triz no deserto a uma emboscada dos soviéticos. Mas quando regressa finalmente a casa e à universidade, percebe que por aí as coisas vão de mal a pior. As suas actividades paralelas lançaram fortes suspeitas sobre si e o Governo está a pressionar a universidade para que despeça o professor. Ao sair da cidade, Indiana conhece Mutt que lhe faz uma proposta irrecusável: partir à descoberta de um lendário objecto, fonte de fascínio, superstição e medo nas últimas décadas - a Caveira de Cristal de Akator. Mas Indy e Mutt rapidamente percebem que não estão sozinhos nesta busca. Também os soviéticos estão no encalço do mítico tesouro...

> retirado do Cinecartaz in Público

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ainda sobre os combustíveis (III)


Um pouco por todo o mundo protesta-se contra os elevados aumentos dos combustíveis. Fica aqui o registo fotográfico de uma das muitas manifestações ocorridas na Indonésia contra o anunciado aumento de 30% no preço dos combustíveis. O protesto teve o seu ponto alto na capital, Jakarta, onde milhares de pessoas participaram de uma marcha até ao palácio presidencial.

Ainda sobre os combustíveis (II) - €€€€€€




Já era expectável que os cidadãos se auto-organizassem face à recente escalada de preços nos combustíveis disponibilizados pelas gasolineiras. Fizeram-me chegar uma página da internet em http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato onde cada consumidor pode através da navegação num mapa ou num directório de distritos, concelhos e localidades, encontrar um posto de abastecimento ou comparar preços para encontrar o posto mais barato da sua região.

Ainda sobre os combustíveis (I)





> A escalada do preço dos combustíveis em imagens

domingo, 18 de maio de 2008

Assim...arriscamo-nos a ficar pelo caminho



Apenas cinco meses passaram neste ano de 2008 e já conhecemos 19 aumentos nos preços dos combustíveis. Ao invés da livre concorrência entre as companhias, assiste-se a uma cartelização. Depois da BP ter iniciado a décima nona caminhada no aumento dos preços dos combustíveis, seguiu-se hoje, a portuguesa GALP.
Pouco faltará para que nas ruas e avenidas se passe a sentir o agradável "aroma" da batatinha frita, o novo petróleo dos portugueses.
# O novo petróleo dos portugueses




quarta-feira, 14 de maio de 2008

Um País à beira mar


> O antes e depois
"Portugal é um país ao Deus dará. O ordenamento é uma palavra vazia e o território é terreno de caça para os interesses e para quem os apoiar. O exemplo mais recente vem numa reportagem do PÚBLICO de ontem: a nova Aldeia da Luz, uma espécie de andar modelo do edifício do Alentejo pós-Alqueva, está em vias de desertificação."

João Paulo Guerra in Diário Económico > 14MAIO2008

terça-feira, 13 de maio de 2008

O APITINHO FINAL


sacada em www.expresso.pt

> Bem à portuguesa, se vê dos modos e formas várias da verdade

ÉTICA MERCANTILISTA

> Em nome da ética vale tudo
O Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas (CNEDM) da Ordem dos Médicos (OM) vem propor a hipótese de ser cobrado até 20% do valor da consulta, caso o doente/utente/cliente não compareça e não avise com antecedência os serviços administrativos dos senhores doutores.É preciso ter lata, muita lata. Esquecem-se estes doutos peregrinos da excelência que quem sustenta a sua profissão até aguarda horas a fio por uma consulta médica previamente marcada longos meses antes e na maioria das vezes não surge sequer um pedido de desculpas.
E se os senhores doutores fossem igualmente sancionados pecuniariamente por não cumprirem a marcação de uma consulta?Por exemplo nos tais 20%...É inqualificável que um Conselho de Ética venha a terreno propor algo que claramente não cabe num código deontológico.Mas será que ninguém se atreve a travar os super-poderes de que as Ordens Profissionais se apropriam e em especial a dos médicos?

domingo, 11 de maio de 2008

Na hora da despedida, um Príncipe Português no Parque dos Príncipes


> As lágrimas do Príncipe Pauleta


"És o Príncipe do nosso Parque" lia-se num dos muitos cartazes colocados pelos adeptos parisienses que homenagearam ontem à noite o melhor marcador da história do PSG. No fim do seu último jogo em Paris, Pauleta, que vai ser "Embaixador" do clube francês, ajoelhou-se e chorou no centro do terreno.

Uma carreira repleta de êxitos ao serviço da nossa equipa das Quinas e em Espanha , mas principalmente em França com as camisolas do Bordéus e PSG. Não percebo como pôde um jogador de excelência como Pedro Pauleta, o Ciclone dos Açores, nunca ter envergado a camisola de um dos grandes cá do reduto.


Obrigado Pauleta!

sábado, 10 de maio de 2008

Grande Vanessa "de Portugal"

> Grande Vanessa!

A nossa Vanessa Fernandes trouxe hoje mais uma alegria aos portugueses, ao subir pela quinta vez consecutiva ao lugar cimeiro do europeu de triatlo, conseguindo bater o recorde do holandês Rob Barel, que conquistou quatro títulos consecutivos entre 1985 a 1988.
Cá estaremos para gritar o teu nome bem alto nos muitos títulos que te esperam por este mundo fora!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ai como é bom ter amigos e gente que confia em nós!


Entre uma leitura rápida da imprensa de hoje e uma chamada de um camarada, dou por mim a observar uma serigrafia do meu bom amigo Nuno Teotónio Pereira, notável arquitecto, socialista dos sete costados, com quem tenho tido a oportunidade de crescer como homem e como socialista.
Observo o desenho e lembro com imensa alegria o gesto que o Nuno e o meu secretariado cessante de Alvalade (gente boa) tiveram ao oferecer-me algo que verdadeiramente aprecio e de um autor e homem apreciável e muito louvável, logo após as eleições para o PS-Lisboa.
Ai como é bom ter amigos e gente que confia em nós!

E a luta continua…








As eleições nos de Indiana (Midwest) e Carolina do Norte (Sul) não deverão produzir significativas alterações na já longa maratona vivida no Partido Democrata. É tido como muito provável que os resultados das eleições nestes estados resultem em votações muito próximas, pelo que a luta continua muito provavelmente até Junho, quiçá em Agosto, por ocasião da convenção democrática em Denver.
Mas se por um lado esta disputa mantém uma relação extremamente solidificada entre os candidatos Obama e Clinton com o eleitorado, via media, o que poderá vir a tornar-se uma vantagem, por outro lado, o republicano McCain, tem do seu lado o tempo para se preparar e sobretudo não surge desgastado nesta disputa. O que me leva a questionar se não deverá a senhora Clinton reflectir e retirar-se apoiando Obama, fazendo campanha ao lado deste.

As operadoras são feudos senhores


No passado dia 2 de Abril, escrevi aqui (Ou há moral ou comem todos!" - http://miguelteixeira-lx.blogspot.com/2008/04/ou-h-moral-ou-comem-todos.html) sobre o fenómeno de facturação que envolve as empresas de telecomunicações e que tem merecido a complacência dos clientes e da entidade reguladora ANACOM.
Em 1 de Abril, entrou em vigor um decreto-lei que proíbe o arredondamento em alta do preço das comunicações e à época a ANACOM pronunciava-se sobre o assunto dizendo: “neste contexto, a ANACOM definirá no prazo de 30 dias, sem prejuízo da aplicação imediata do diploma, um conjunto de regras para ajuizar da conformidade do comportamento dos operadores de comunicações electrónicas com o referido normativo legal".
Hoje, volvido 1 mês, a ANACOM comunicou a sua interpretação do decreto-lei, entendendo que os operadores de comunicações podem aplicar um único período inicial seguido de facturação ao segundo, ou seja, tentando encontrar mais uma porta para os operadores cobrarem indevidamente dos seus clientes.
Um absurdo e uma clara violação, uma vez que por cada utilização, vimos cobrado um "imposto". Já tínhamos os contadores e os seus alugueres no que à água, gás e electricidade diz respeito, doravante teremos segundo entendimento e anuência do regulador um contador a cada comunicação, uma dízima portanto.Também o especialista em direito do consumidor e advogado, Mário Frota, contesta a genialidade da ANACOM ao permitir que os operadores de comunicações apliquem um único período inicial seguido de facturação ao segundo."Ao não facturar ao segundo", uma operadora de comunicações está "na realidade a usar os interesses económicos dos consumidores, porque considera sempre um período inicial que teria de ser contabilizado por um tempo real", defende o director do Centro de Estudos de Direito do Consumo da Universidade de Coimbra.

Valha-nos a posição da DECO e do Governo, que já fez anunciar por intermédio do secretário de Estado do Comércio a disponibilidade para que se cumpra a lei, se preciso for substituindo-se à ANACOM.

Esteve muito bem o Governo, que agora terá pela frente o combate aos senhores feudais das comunicações.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A semana por António José Seguro

Parece-me justo trazer até o meu blog, as opiniões, considerações e outras formas de expressão expostas por camaradas que assumem a sua comunicação para fora, como é o caso do camarada Seguro.
Pela importância desta postura e pelo que ela apresenta como princípio fundamental na política, faço seguir de aqui os meus cumprimentos.
Nas próximas semanas trarei outros camaradas.


A semana: positivo e negativo
Semana de 26 de Abril a 2 de Maio

Todas as sextas-feiras, António José Seguro, elege o POSITIVO e o NEGATIVO da semana que finda.



Positivo:

Para a criação do gabinete de crise das Nações Unidas com o objectivo de responder à nova situação alimentar mundial. O gabinete, directamente coordenado pelo Secretário – Geral da ONU, tem duas missões prioritárias: alimentar as populações com fome e fomentar o investimento na agricultura nos países em desenvolvimento, de modo a que todos tenham acesso a alimentos essenciais.
O risco imediato de insegurança alimentar atinge 36 países. Os motins vão emergindo em várias regiões do mundo, sendo que o primeiro terá acontecido no México em Janeiro de 2007.
No período que decorreu entre Março de 2007 e Março deste ano, o índice de preços alimentar da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) aumentou 57%. As razões são conhecidas: aumento da procura (por exemplo na China e na índia), diminuição da produção devido aos maus anos agrícolas, desvio de matéria-prima para os biocombustiveis, aliadas à especulação e à subida do preço do petróleo.
Seria interessante que este gabinete reunisse apoios para transformarmos esta ameaça numa oportunidade de desenvolvimento das regiões mais pobres do mundo.

Negativo:

Para a invasão de uma esquadra da Polícia de Segurança Pública, em Moscavide, por uma dezena de pessoas que perseguiam um individuo que ali se tinha refugiado. A esquadra em questão tinha apenas um agente que se mostrou impotente para impedir a agressão a um cidadão. Um atentado contra a integridade física de uma pessoa em plena esquadra da PSP é inacreditável e inaceitável num Estado de Direito.

in http://www.antoniojoseseguro.com/a_semana.asp

O ingrato caminho da credibilidade


"Três das grandes bandeiras do Governo nas propostas de alteração ao Código de Trabalho (combate à precariedade, alargamento da licença de maternidade/paternidade e simplificação do processo de despedimento) não parecem ter o efeito pretendido. Questionados sobre estas propostas, os inquiridos manifestam-se contra ou, no mínimo, revelam alguma desconfiança.
A insegurança do emprego não passa, na opinião de 49,4% dos inquiridos, pela penalização proposta para as situações de precariedade, medida em que só 32,3% acreditam traga mais segurança aos trabalhadores. Também 48,4%, contra 43,4% dos inquiridos, não acredita que o alargamento da licença de maternidade/paternidade contribua para o aumento da natalidade em Portugal.
Mais significativa é a discordância quanto à simplificação do processo de despedimentos (64,8% contra para apenas 25,5% a favor). A excepção vai para a concordância da maioria dos inquiridos (67,8%) face à possibilidade de flexibilização dos horários de trabalho. Apenas 21,5% estão contra."

in www.expresso.pt em 02MAIO08

Atendendo à conjuntura social e económica que se apresenta um pouco por todo o mundo, é natural que toda e qualquer medida que signifique uma alteração de fundo em algo tão sensível como as relações laborais, faça crescer o cepticcismo em torno das pessoas.

Já diziam que caminho faz-se caminhando. A este Governo pede-se mais do que a outros, restituição da bandeira da credibilidade que foi desbaratada pela direita.


A Manelinha não diz o que a distingue de Sócrates



A Manelinha não diz o que a distingue de Sócrates

“Questionada pela militante 11 305 sobre quais as diferenças que a distinguem de José Sócrates, a candidata apoiada pelas chamadas elites não soube responder. "Para alem do óbvio"(o primeiro-ministro é homem, ela é mulher), a diferença é que "não vou enganar ninguém", disse, numa alusão às promessas eleitorais não cumpridas pelo dirigente socialista. Uma coisa é já certa. Com Ferreira Leite à frente do partido, não haverá coligações com o CDS, anunciou.”
in Diário de Notícias em 2Maio08

Há cada uma!
Eu explico, a Senhora Ferreira Leite está associada a um período dramático, que nos ía tramando a todos e José Sócrates tem sido o bombeiro de serviço.

Apagar a Memória em nome de quê?


Será que é desta forma que o CDS-PP espera receber a confiança das pessoas. Bem sei que muitos anos passaram após o PREC e que certas feridas sararam, mas lembrarem-se de propor um minuto de silêncio em memória do Cónego Melo que se sabe ter tido ligações ao movimento anticomunista ELP e ao grupo MDLP, responsável pelos ataques no Norte contra sedes do PCP e de outros partidos de Esquerda, a par da implicação na morte do padre Max, um activista de esquerda, é a descredibilização total associada a mais uma das muitas tentativas de apagar a memória.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Foi assim há 34 anos


A moção de censura e o velho e gasto de sempre PCP



É por estas e por outras que se vem agudizando as relações de confiança entre os eleitores e os políticos, ora vejamos, o Partido Socialista tem vindo a encetar um conjunto de reformas estruturais que só o tempo ditará o sucesso, mas mantém uma toada reformista que sendo por vezes arriscada (para não errarmos basta nada fazermos), não deixa de ser aquilo que se espera de quem foi eleito para fazer face às questões que se colocam a uma sociedade e a um País.
Em registo oposto, encontramos a Oposição, que mais não sabe ou consegue que criticar insistentemente toda ou em parte as medidas que o Governo faz chegar à Assembleia da República.
Reconhecendo-se as atoardas trintonas do PCP, típicas de quem sobrevive sempre num registo iminentemente destrutivo, próprio de quem não conhece as razões e responsabilidades de governar, estranha-se o problemático avolumar quezilento e irresponsável que se instaurou no PSD e CDS-PP.
Observando-se imparcialmente a oposição ao Partido Socialista à esquerda e à direita, subentende-se da sua imensa fragilidade.
Ontem, no debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro, José Sócrates, trouxe a debate a proposta do Governo para a revisão do Código do Trabalho, que surge como um importante instrumento de resposta social, que poderá auxiliar a vida e as perspectivas laborais de toda uma comunidade jovem, mas não só, que se vê obrigada a prostrar-se aos recibos verdes e a outros vínculos precários, perpetrados por Administrações públicas e privadas que ditam as regras.
Hoje é dia 1 de Maio, DIA DOS TRABALHADORES e que melhor resposta para este dia do que um Governo que lê da necessária e emergente regulação social das relações laborais?
É claro e perceptível que o PS aos olhos do PCP ocupou o território que os comunistas reclamam como seu, mas que para o qual ao longo destes 34 anos de democracia ainda nada acrescentaram.
Da oposição espera-se responsabilidade e uma clara actuação proponente de alternativas, mas ontem e como sempre ao longo destes três anos de Governo, a oposição limitou-se a publicar nada.
No dia anterior ao da Comemoração dos Trabalhadores, entendeu o PCP como sua melhor proposta o anunciar de moção de censura, que fará apresentar. O que intimida o PCP é o diálogo em sede de concertação social e sobretudo que esta venha a merecer um novo consenso social, a bem dos trabalhadores.
Adicionar ao meu Technorati