segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sudão made in China


"Programa da BBC descobriu que camiões militares chineses enviados para Cartum têm sido utilizados na região. Sudaneses protestaram contra o TPI"


"Entretanto a televisão britânica BBC reuniu as primeiras provas de que a China, maior fornecedor de armas ao Sudão, está actualmente a ajudar militarmente o regime de Cartum na vesta região do Darfur: o programa Panorama, numa emissão a ir para o ar hoje à noite, encontrou ali camiões militares chineses de um lote exportado em 2005.

A reportagem refere que a china está a treinar pilotos para missões dos caças a jacto chineses A5 Fantan no território do Darfur, onde perto de 300.000 pessoas foram mortas desde Fevereiro de 2003 e mais de dois milhões foram deslocads para fora das suas casas e terras."

É curioso que ainda se vivam fantasmas do passados, como o que atribui aos EUA a responsabilidade de tudo o que corre de errado na sociedade e no mundo, quando os chineses ditam uma nova ordem mundial, contrastante com os Direitos Humanos. Passaram apenas dois dias desde que os chineses na companhia dos russos, rejeitaram uma proposta dos EUA que impunha sanções ao regime de Robert Mugabe, para agora se saber que os mesmos chineses violaram o embargo da ONU, financiando e treinando militares do Sudão.

Novas ordens desenham-se, quiçá mais preocupantes, em que se percebe que a expressão Direitos Humanos é isso mesmo, uma singela expressão.

Sem comentários:

Adicionar ao meu Technorati