quinta-feira, 13 de março de 2008

Baixa Pombalina - Como está é que não!

De cada vez que alguém pretende fazer algo, logo se agitam grupos de críticos contrapondo que o caminho é errado, que os instrumentos mais eficazes não são estes, etc…é sempre a mesma cantilena.
Parece-me unânime que a Baixa Pombalina não pode manter-se amorfa, estagnada e sem afirmação própria. Esta área específica da cidade precisa urgentemente de emergir no capítulo urbano de Lisboa, como também precisa de ganhar vida para intervir socialmente na cidade. Por último, lembrar aos mais distraídos que uma intervenção de fundo nesta mancha de 44 hectares, pode e vai prestar um forte impulso económico a Lisboa, ao Município e ao País.
Aguardo com a melhor expectativa a operacionalidade do Plano de Pormenor defendido pelo vereador e arquitecto Manuel Salgado, bem como, pelo presidente António Costa, que souberam ler inteligentemente a urgência de reabilitação desta zona e que entenderam e bem avançar afirmativamente.
Aos costumeiros comentadores destas ocasiões, fica a nota em rodapé de que a CML propõe suspender o PDM, mas simultaneamente vai envolver em parceria o IGESPAR, a par de uma equipa de técnicos externos credíveis composta pela historiadora Raquel Henriques da Silva, o geólogo Gabriel de Almeida, o arquitecto Flávio Lopes e a arqueóloga Alexandra Gaspar.
Mãos à obra!

Sem comentários:

Adicionar ao meu Technorati